O que é sorvete?

Sorvete é uma mistura de leite, creme, açúcar e às vezes outros ingredientes, que foi congelado em um prazer macio e cremoso usando técnicas especiais. Sorvete tem sido um tratamento popular por centenas de anos, mas só se tornou comum desde o uso generalizado de refrigeração. A popularidade explosiva do sorvete levou a uma série de variações de sorvete, incluindo creme congelado , iogurte congelado e até versões não lácteas feitas com ingredientes como o leite de coco.

 

Composição De Sorvete

Nos Estados Unidos, o sorvete deve conter 10-16% de gordura do leite. Os sorvetes com maior teor de gordura no leite geralmente têm uma textura mais suave porque contêm uma quantidade menor de água e, portanto, menos cristais de gelo. Sorvetes que contenham menos de 10% de gordura do leite são referidos como “leite de gelo” ou mais popular, “baixo teor de gordura” sorvete.

Além do leite ou da nata, o sorvete geralmente contém estabilizadores, como o glúten, para ajudar a manter a textura consistente da mistura. Açúcar ou substitutos de açúcar são geralmente adicionados para fornecer o sabor doce que a maioria das pessoas espera. Nenhuma variedade de sorvete adicionada ao açúcar tornou-se popular e depende da adição de frutas e açúcares naturais do leite por sua doçura sutil.

A variedade de sabores e aditivos em sorvetes manteve sua popularidade forte junto aos consumidores. De frutas exóticas como manga e romã a sabores não convencionais, como café ou manjericão, milhares de sabores de sorvete, tanto salgados quanto doces, foram criados ao longo dos anos.

 

Como o sorvete é feito

Se você colocar um recipiente de leite ou creme no freezer, você vai acabar com um bloco duro de líquido congelado, não o sorvete macio e cremoso que estamos acostumados. Técnicas especiais são empregadas para fazer sorvete que produz cristais de gelo menores e incorpora ar, o que produz uma textura macia.

Sorvetes em constante agitação, seja manual ou mecanicamente, garantem que cristais de gelo grandes e duros não se formem dentro da mistura. O processo de agitação também serve para introduzir ar e criar uma textura semelhante à espuma, suavizando ainda mais a mistura.

O sal, que diminui o ponto de fusão do gelo, é freqüentemente usado no processo de fabricação de sorvete. Quando o ponto de fusão do gelo é reduzido, retira o calor da mistura de sorvete mais rápido, fazendo com que ele congele a uma taxa mais rápida. O congelamento da mistura produz rapidamente cristais de gelo menores e um produto final mais suave. O sal que é misturado com o gelo nunca entra em contato com o sorvete e, portanto, não afeta o teor de sódio. O gelo cheio de sal é embalado em torno de uma câmara de sorvete interna que mantém o sorvete e sai com sal.

O nitrogênio líquido e o gelo seco também podem ser usados ​​para fazer sorvetes, pois eles também produzem uma rápida ação de congelamento. O famoso dopin Dots é uma pequena bola de sorvete criada com nitrogênio líquido para congelar pequenas gotas de sorvete.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *